Curiosidades da Vida Animal - Fauna Brasileira
Nesta seção, um pouco da vida selvagem e seus aspectos mais curiosos. Nenhuma espécie mostrada aqui deve ou pode ser criada como um animal de estimação.
Nesta seção, um pouco da vida selvagem e seus aspectos mais curiosos. Nenhuma espécie mostrada aqui deve ou pode ser criada como um animal de estimação.
Uirapuru
1. FICHA DO BICHO:Nomes vulgares: Uirapuru, Irapuru, Uiramirú, Guirapuru, Arapuru, Irapurá, Tangará, Atangaratinga, Rendeira, Pássaro-de-fandango, Dançarino-de-cauda-cinzenta e Realejo.
Origem do Nome: Da Língua Tupi-guarani · " WIRAPU 'RU" ".
Ordem: Passeriformes. Família: Pipridae (Piprídeos). Gênero e Espécie: Pipra fasciicauda - Uirapuru-laranja ou Dançador-laranja (espécie comentada neste artigo).
Existem outras espécies deste gracioso pássaro, como por exemplo:
· Leucolepis modulator - considerado por alguns autores como o verdadeiro Uirapuru
· Pipra aureola - Dançarino-escarlate;
· Pipra erythrocephala - Dançarino-de-cabeça-amarela;
· Pipra rubrocapilla - Dançarino-de-cabeça-vermelha;
· Pipra coronata carbonata - Dançarino-de-coroa-azul;
· Pipra filicauda - Rabo-de-arame;
· Pipra cornuta;
· Pipra iris - Cabeça-de-prata;
· Pipra suavissima;
· Pipra s. serena - Uirapuru-estrela;
· Pipra nattereri - Uirapuru-de-chapéu-branco;
· Pipra chloromeros.
2. COMO É O BICHO?
Apresenta 10 centímetros de comprimento. A diferença entre os sexos (dimorfismo sexual) é bem marcante, isto porque os machos apresentam a cor preta, vermelha e laranja, sendo que essa última combinação, cobre praticamente todo seu corpo. Suas asas possuem coloração preta vistas do lado de fora, e branca em seu interior. Sua cauda é curta e também da mesma coloração de suas asas, o que o diferencia da fêmea, que apresenta uma coloração pardacenta-olivácea (esverdeada). Seu bico é curto. Seus pés, de tom acinzentado e seus olhos são grandes e levemente amarelados na periferia (nas bordas).
3. O QUE O BICHO FAZ?
O Uirapuru-laranja habita as florestas ribeirinhas e matas próximas, do Brasil Central. É encontrado nas regiões do Amazonas até o Peru, Bolívia, altos rios Paraguai e Paraná, Goiás, Minas Gerais e Ceará. Costuma pousar em folhagens que se encontram a um metro do solo. Anda solitário ou em casais. Seus vôos são curtos e sussurrantes em vaivens (voa e volta para o mesmo lugar) numa área limitada.
Seus ninhos redondos são difíceis de serem observados, pois costumam ficar entre as folhagens. Para fabricação de seu ninho, ele utiliza pequenas raízes e folhas finas que retira da floresta. Sua alimentação é composta de pequenos frutos, insetos e aranhas. Costuma seguir as formigas-de-correição (formigas que costumam se reunir e seguir pela floresta adentro) que em seu trajeto espantam outros animais de seus esconderijos. Convive também com outras espécies para que consiga alimento fácil.
4. CURIOSIDADES DO BICHO:
Como é um pássaro muito pouco estudado, suas curiosidades conhecidas são poucas. Dizem que quando o Uirapuru canta no meio da floresta, todo os outros pássaros ficam mudos para ouvi-lo cantar. Seu canto é muito semelhante ao som produzido por uma flauta. É afamado pelo seu canto e pelas lendas que o envolvem. Sua pele é usada como talismã (usado para conquistas amorosas, negócios e outras magias), e também seus excrementos, que são utilizados em poções milagrosas. A foto abaixo ilustra o trágico fim de um famoso e ao mesmo tempo curioso pássaro brasileiro, que serviu nas mãos das pessoas como apenas um tolo amuleto. Será que poderemos ainda ter o prazer de conhecer melhor este animal?
~Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar , sobre isso? Deixe sua opnião abaixo.